Homenagem aos Bombeiros 2018

Publicado em 29-08-2018 às 1:02

Homenagem aos Bombeiros 2018

A Freguesia de Santiago de Besteiros promoveu, uma vez mais, no passado domingo, a “Homenagem aos Bombeiros”.

Esta evocação da memória, que se realiza sempre no ultimo domingo de agosto, desde 2014, é uma simples, mas sentida homenagem, aos “heróis” que sacrificaram a sua vida no combate aos incêndios de 2013 que assolaram a serra do Caramulo e, em particular, a área da freguesia de Santiago de Besteiros.

Como é habitual, a homenagem iniciou-se, com um primeiro momento, junto ao “Memorial ao Bombeiro”. Nele contou com a presença de Presidente da Junta, Agnelo Laranjeira, a Vereadora do Município, como pelouro da Protecção Civil, Carla Antunes, onde após a formação de todos os bombeiros presentes e de uma oração em homenagem aos bombeiros falecidos, Ana Rita Pereira de 24 anos, da Corporação de Alcabideche, Bernardo Figueiredo de 23 anos da corporação do Estoril, Cátia Dias de 21 anos e Bernardo Cardoso de 19 anos, ambos da corporação do Carregal do Sal, foi depositada uma coroa de flores, transportada por dois elementos da Equipa de Sapadores Florestais de Santiago de Besteiros.

Ao finalizar este primeiro momento o presidente da Junta saudou e agradeceu a presença dos familiares das vítimas evocadas, do incendio de 2013, e de todas as corporações, enaltecendo o elevado contingente, presentes na homenagem. Agradeceu ainda a presença da Vereadora da Proteção Civil do Município, do Padre Rocha e de todos os presentes neste tributo. Referindo ainda que os soldados da paz, Ana Rita Pereira, Bernardo Figueiredo, Cátia Dias e Bernardo Cardoso, que abnegadamente e altruistamente defenderam e deram a vida pela freguesia, jamais serão esquecidos pelas gentes de Santiago de Besteiros.

Terminou convidando os presentes a rumarem ao Monte de S. Marcos para assistirem à missa em homenagem aos bombeiros falecidos.

Desta forma, a derimónia prosseguiu no Monte de S. Marcos, num segundo momento, com a realização de missa campal, efectuada no edifício multiusos, recentemente edificado, sendo celebrada pelo Padre Felisberto, pároco da Freguesia e a homilia proferida pelo pároco Rocha, como sempre aconteceu desde a génese desta homenagem.

Neste momento, para além dos familiares dos Bombeiros falecidos e cerca de trinta bombeiros, representando as corporações do Alcabideche, Estoril, Carregal do Sal, Tondela e Campo de Besteiros, da presença do elenco do executivo da Freguesia, liderado pelo seu Presidente, Agnelo Laranjeira, do Presidente da Assembleia de Freguesia, Amadeu Pacheco e da Vereadora da Proteção Civil, Carla Antunes, juntaram-se o Presidente do Município, Dr. José António Jesus, a Vereadora Sofia Ferreira  e o Comandante Operacional Distrital de Viseu, Miguel Ângelo, todos ladeados por uma multidão de cerca de duzentas pessoas, levando-nos a acreditar que as gentes de Santiago nunca esquecem e reconhecem quem, de algum modo, a determinada altura lhe fez bem.

Finda a celebração houve lugar a uma pequena confraternização com os bombeiros, familiares e convidados.

De salientar que a organização desta homenagem foi da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, mas contou com a colaboração da Comissão de Culto e das mordomas do S. Marcos, ao Grupo Coral de Santiago de Besteiros e do Nuno Martins que efectuou o serviço de som, para a celebração da missa campal, gratuitamente.

“O tempo passa, mas a memória permanece.”

Fotogaleria: https://www.facebook.com/pg/Freguesia-de-Santiago-de-Besteiros-227406124017658/photos/?tab=album&album_id=1839852116106376